A Feira Mebengokré de Sementes Tradicionais é inédita para o nosso povo, mas queremos mostrar a vocês que eventos semelhantes já vêm acontecendo em diferentes lugares e com diferentes povos em todo o mundo. E esses dias de agosto e setembro estão repleto deles!
Na primeira semana de agosto de 2012, do dia 1o ao dia 7, a Associação Kokopelli promoveu o Festival Kokopelli-PachaMama, no Peru, no Vale Sagrado dos Incas. O evento foi realizado para comemorar os 20 anos de trabalho da associação com sementes de produtores tradicionais.
Centenas de jovens de todas as regiões da América Latina viajaram até lá para essa troca de culturas e conhecimento. O evento reuniu mais de 400 pessoas em torno do tema da produção e comercialização de sementes nativas.
![]() |
Estufas de produção de sementesde pura variedade (Foto: Divulgação Associação Kokopelli). |
Durante uma semana, o Festival Kokopelli apresentou exposições, ateliers e conferências sobre as sementes de vida e da biodiversidade, sobre técnicas da agroecologia, sobre as plantas medicinais, sobre as plantas sagradas, sobre os artesanatos dos diversos povos da região do Peru, sobre a gestão dos recursos locais (arquitetura em terra, plantas corantes), etc.
Durante o Festival, doi criada uma Rede para a Defesa das Sementes Livres no nosso continente. Representantes de organizações campesinas, educacionais, organizações autônomas e diversos outros movimentos estavam presentes na cidade de Ollantaytambo, a 2 horas de MachuPicchu.
Os princípios da rede encontram-se no documento que segue ao final desta nota, e preveem a valorização dos guardiãos e guardiãs de sementes e seus coletivos e associações, reclamando o direito que possuem de produzir e comercializar sementes livremente, tendo como base modelos agroecológicos e solidários.
A Kokopelli é uma organização francesa que trabalha há mais de 20 anos com aproximadamente 2500 sementes tradicionais em uma coleção livre. A ong francesa enfrenta processos judiciais na Europa por defender que os produtores de sementes tradicionais possam guardar, multiplicar e até mesmo comercializar suas sementes livremente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário