Em São Paulo, na cidade de Eldorado, também aconteceu, no último fim de semana, a já tradicional Feira de Troca deSementes e Mudas Tradicionais Quilombolas do Vale do Ribeira. A sua quinta edição foi realizada nos dias 17 e 18 de agosto. O evento mostrou a grande diversidade de espécies e variedades agrícolas dos quilombos do Vale do Ribeira, com intuito de fortalecer a atividade da roça nas comunidades.
Este evento mobilizou as comunidades, a população da cidade e os convidados para trocarem sementes, mudas e outros produtos tradicionais. O trabalho agrícola é a principal atividade produtiva nos quilombos do Vale do Ribeira. Para produzir os alimentos que sustentam suas famílias, homens e mulheres cultivam arroz, feijão, milho, mandioca, cana, banana e tantas outras verduras, hortaliças e frutas.
Junto com a feira ocorreu também o seminário “Roças Quilombolas: Alimento, Cultura e Biodiversidade”. O debate tratou da importância e das ameaças à manutenção da cultura da roça. O trabalho na roça é a base da organização sociocultural tanto para os quilombolas quanto para as comunidades indígenas. É muito importante para a segurança alimentar das famílias, para a manutenção das tradições culturais e da biodiversidade dos produtos.
A atividade do cultivo exige um conjunto de relações, saberes e práticas que serve de base para a organização sociocultural desses povos. A roça é o centro do sistema agrícola e por isso é tão importante pata a manutenção do patrimônio cultural das comunidades. A maiorida dos bens relacionados ao patrimônio cultural desses povos tradicionais são diretamente ligados à roça.
A Feira é uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com as associações das comunidades quilombolas e outras entidades, além da Prefeitura Municipal de Eldorado, de Itaóca e de Registro, e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário